Os primeiros passos para o sucesso
O que o paciente deve saber antes de realizar o procedimento cirúrgico
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer antes de uma cirurgia plástica estética. É importantíssimo salientar que devesse estar extremamente consciente de necessidade ou vontade de se submeter a uma cirurgia estética, pois qualquer cirurgia pode influenciar o corpo de maneira praticamente irreversível.
Também é importante lembrar que todas as cirurgias requerem um bom tempo de pós-operatório antes de atingir o seu resultado final e esse prazo pode variar de 30 a 120 dias da data de realização do procedimento cirúrgico.
É importante escolher o profissional através de indicações de amigos ou pessoas de confiança que já tenham visto algum trabalho ou se submetido a algum procedimento com ele. “Caso você não tenha a indicação de alguém, marque uma consulta e verificar se ele se afina com suas idéias e desejos cirúrgicos, afinal a empatia com profissionais liberais é uma parte importante ara que se estabeleça uma relação de credibilidade e confiança antes da cirurgia”, explica o esteticista Orlando Sanches, especialista em pré e pós-operatório.
Outro passo importante é consultar a SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – e solicitar informações sobre o profissional de seu interesse. Normalmente o bom profissional é membro dessa Sociedade. Poderá ser um “aspirante” – ainda não prestou todas as provas, porém ele tem o certificado de sua “Residência em Cirurgia Plástica”, o que já garante que ele é realmente um cirurgião plástico -; ou um “membro titular” – já prestou as provas de capacidade em cirurgia plástica e está apto a realizar quaisquer procedimentos desta especialidade médica.
O esteticista Orlando Sanches dá algumas dicas muito importantes para o pré-operatório, que otimizam a cirurgia.
Emagrecer: se estiver acima do peso deverá emagrecer antes de se submeter a qualquer cirurgia, seja ela facial ou corporal, pois a flacidez gerada pelo emagrecimento pós-cirurgia pode prejudicar os resultados, chegando às vezes até parecer que nem fez cirurgia. De um modo geral o prazo ideal é dois meses antes, pois a pele ainda estará em adaptação e ao chegar a data do procedimento cirúrgico o cirurgião conseguirá obter o máximo possível de resultado.
Fumo: atualmente é notório que o cigarro interfere na boa cicatrização. Sugere-se reduzir ou até parar de vez. Mas caso não consiga parar, deve-se reduzir a uma quantidade mínima de cigarros por dia, tanto antes quanto após 21 dias da cirurgia.
Exames médicos: fazer antecipadamente todos os exames que o médico irá solicitar. Afinal, se houver algum problema não poderá submeter-se à cirurgia alguma.
Organize-se: no dia da cirurgia é preciso a ajuda de pessoas para levar à clínica ou ao hospital, pois não se pode dirigir no mínimo por 15 dias após o procedimento. Nas cirurgias de Mama e do Rosto, será necessária também a ajuda de alguém para lavar os cabelos.
Cirurgias no Rosto: faça toda a parte química – como tintura, descoloração etc. – uma semana antes da cirurgia, pois produtos químicos podem irritar a pele por alguns dias e vale lembrar que só será permitido refazer a química após 30 dias da cirurgia. É a hora também de fazer uma limpeza de pele profunda. Se possível o cuidado estético como limpezas de pele, sessões de hidratação e o uso de cosméticos especiais devem começar dois meses antes da cirurgia para garantir melhores resultados. Uma pele tratada sempre se recupera melhor!
Todas as cirurgias: tire o esmalte das unhas. Durante a cirurgia o anestesista irá adaptar um aparelho no dedo que mede a oxigenação do sangue e se houver esmalte, ele pode interferir na leitura do equipamento.
No dia da cirurgia: tome banho com sabonete e xampu neutros. Não aplique nenhum cosmético ou maquilagem na pele, nem use muito condicionador nos cabelos. Leve uma roupa leve que seja abotoada pela frente, sapatos baixos e os exames solicitados pelo médico. Não esqueça de levar também a cinta pós-cirúrgica – se for uma cirurgia de corpo – ou sutiã – se for de mamas.
Após todos esses passos, é hora de seguir as orientações do médico e de sua equipe para garantir os resultados.