Beleza
Isso que é carão!
Por Wagner Silva
01.11.07

Foto: Arquivo G / Sattwa

Produtos especializados para o rosto dos homens são a nova sensação no mercado, como os multifuncionais: superpráticos e que prometem uma pele perfeita
Terceiro mercado mundial em cosméticos, o Brasil tem recebido muitos produtos de ponta referentes ao setor. E o homem brasileiro pode comemorar, pois dá para ficar ainda mais bonito. “O brasileiro começou a notar que precisa tratar de sua pele e, em especial, de seu rosto. “Não é só pela vaidade, como acontece com o culto ao corpo, mas é também uma questão de manter a saúde da pele, uma maneira de equilibrar a auto-estima e a aparência”, declara a dermatologista de muitos vips, Ligia Kogos.

Nos lançamentos das feiras do setor, como a Cosmetic Cosmética, em São Paulo, no final de setembro último, a indústria vem apostando cada vez mais no segmento facial para os garotos. A auto-estima dos homens anda tão em alta que várias marcas apostam para garantir a eles uma cara de príncipe: sedosa, jovial e sedutora. A onda são os chamados multifuncionais, pois possuem em uma única fórmula no mínimo três ações faciais. “Adoro porque são práticos. Como tenho a pele muito sensível, sempre consumi cosméticos. Não saio sem protetor solar, por exemplo. Com um desses produtos tudo fica mais fácil”, diz o promoter paulistano Beto Cintra, do club Loveland.

Até para a proteção da pele, os multifuncionais agem muito bem. “Meus clientes adoraram esse tipo de produto pela praticidade”, diz o esteticista Orlando Sanches, que tem vários executivos como clientes.

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A grife francesa Ana Pegova lança seu multifuncional batizado Sérum Pegoff, que, além de ser um anti-rugas, hidrata e faz uma assepsia geral no rosto. E que tal um produto à base de colágeno e própolis? A marca brasileira Bel Col oferece o Bel Col For Men, um fluido multifuncional pós-barba. Suas propriedades controlam a oleosidade, reduzem as acnes, a dilatação dos poros e previnem as incômodas “foliculites”, pêlos encravados que se formam com o atrito da lâmina de barbear. Outra marca nacional, a O Boticário, criou uma linha masculina.

Seu multifuncional é um hidratante para o rosto, com quatro ações essenciais: proteção dos raios UVA e UVB – FPS 20, antievelhecimento, que, além de proteger a pele contra os radicais livres, estimula a produção das fibras de colágeno que sustentam e proporcionam firmeza à pele. É também um pós-barba e um antibrilho. Há também um creme antifadiga que promete resultados em três minutos. Mas a novidade da linha é uma caneta que camufla, cobre e disfarça, por meio de pigmentos difusores da luz, pequenas imperfeições como olheiras, sinais de cansaço e manchas na pele.

Tanto no ramo dos multifuncionais como em produtos específicos, as supergrifes lançam itens para o rosto de seus sofisticados consumidores masculinos. A maison Christian Dior lançou este ano sua tão esperada linha de cosméticos for men. Nela, um soro anti-rugas para a área dos olhos que promete diminuir visivelmente os sinais de envelhecimento. Experiente no assunto, a Biotherm traz um concentrado hidratante anticansaço com oligo-elementos e ginseng puro. Segundo a grife, uma “bateria” para a pele do homem. Os garotos agradecem.

BARBEIRO DE PRONTIDÃO

Não adianta tratar bem do rosto e fazer a barba errado.

• Antes de se barbear, use uma toalha umedecida em água morna sobre a barba. Isso ajuda a dilatar os poros, diminuindo os ferimentos na pele durante o barbeado.

• Ao se barbear, utilize espuma ou creme, pois o sabonete resseca a pele.

• Use sempre um creme ou loção após barba. Esses produtos ajudam a manter a assepsia da pele, além de reidratá-la.

• Caso sinta sua pele muito áspera ou espessa, misture um pouco de mel com açúcar e aplique fazendo movimentos rotatórios suaves. Retire essa mistura com água – mas sem sabonete – e, em seguida, aplique um creme ou gel hidratante suave.

Dicas do esteticista Orlando Sanches

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