Rinoplastia
A cirurgia estética do nariz requer alguns cuidados específicos durante o pré-operatório, que poderão melhorar a qualidade da pele e das cicatrizes durante o período pós-cirúrgico.
No caso da pele do paciente ser lipídica e principalmente se for seborreica, a limpeza de pele preparatória deve ser minuciosa e delicada, a fim de que todos os filamentos seborreicos e comedões sejam extraídos em sua totalidade (como já citado anteriormente), pois durante o pós-operatório a região média facial, incluindo parte da testa e laterais do nariz, ficará coberta por gesso (em torno de 7 dias) e em seguida por esparadrapos (micropore 12mm), por 21 dias em média.
Considerada esta oclusão mecânica causada pelo gesso e pelos micropores, quanto mais asséptica se constituir a região operada, melhor a qualidade cicatricial pós-operatória.
Durante as trocas de micropore, efetuadas normalmente uma vez por semana, pelo cirurgião responsável, pode-se associar o uso do ácido salicílico concentrado, a fim de se obter uma redução química da produção sebácea local, pois a extração minuciosa através da limpeza de pele estará normalmente proibida em detrimento da nova modelagem do nariz.
As compressas com soro fisiológico e gaze durante o P. O. inicial (primeiras 48 horas), devem ser efetuadas de 2 em 2 horas, e o paciente deverá também manter a cabeça elevada em ângulo de 30º e dormir sem travesseiro.
O principal desconforto do paciente por ocasião de uma rinoplastia será o uso do tampão pós-operatório, que normalmente é retirado após 24 horas, caso seja somente uma correção estética e até 7 dias (em média) quando de uma correção fisiológica (septoplastia, por exemplo) associada à cirurgia estética.