Procedimentos Pré Operatórios:
1 – Preparo da pele: Melhora o tônus tissular, aumenta a hidratação e elasticidade da pele facilita o trabalho do cirurgião, resultando em melhores condições cicatriciais para o tecido operado.
Limpeza de Pele: A higienização profunda da pele é importante como preventivo na proliferação bacteriana na pele durante a cirurgia e o pós-cirúrgico, além de normalmente auxiliar na manutenção de menor produção sebácea e aumento da oxigenação tissular, facilitando a transpiração e a lubrificação mais adequada da pele, portanto poderá proporcionar uma melhor formação do manto hidro-lipídico que envolve a pele.
Hidratação em cabine: Normalmente serão necessárias algumas aplicações da técnica de hidratação para que haja alguma reação efetiva na pele a ser operada. Sugere-se que o prazo mínimo para o início das hidratações seja de 15 dias antes da data da cirurgia, com pelo menos duas aplicações semanais.
Sugere-se também, que além do uso de cosméticos específicos para hidratação, o uso de equipamentos auxiliares como o ionizador, o gerador de alta-frequência, o gerador de micro-correntes, as correntes alternadas e alguns outros equipamentos recém introduzidos no mercado técnico, sejam utilizados como coadjuvantes ao tratamento de preparo da pele.
2 – Preparo da musculatura: No início da cirurgia plástica facial, os músculos não eram alvo de tratamento durante o ato cirúrgico, porém hoje o uso da técnica de tratamento do S.M.A.S. (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial), gera um melhor resultado final no contorno facial do paciente.
Assim, acredita-se que o estímulo muscular no pré-cirúrgico possa ser uma forma importante de se proporcionar melhores resultados pós-operatórios para o paciente. A técnica de estímulo muscular poderá variar entre aplicações eletrônicas utilizando-se geradores de corrente alternada (Farádicos), auxiliada pela ginástica facial isométrica e também pelo gerador de micro-correntes.
3 – Ativação vascular: O nosso organismo é alimentado via sistema sangüíneo, por isso é importantíssimo que se propicie uma melhor circulação sangüínea no local a ser operado. Mesmo porque, no pós-operatório imediato, a circulação linfática estará mais prejudicada do que a sangüínea, devido aos descolamentos e ressecções de tecidos superficiais da face.
Existem várias maneiras de se melhorar a circulação local com a massofilaxia, que pode ser associada ao uso de emulsões ou cremes que auxiliam na retenção hídrica da pele, o uso de massagens a vácuo e também os estimuladores de corrente alternada.
4 – Drenagem Linfática: Normalmente as aplicações de Drenagem Linfática iniciam-se, no mínimo, uma semana antes da cirurgia e em dias alternados, sendo que a última aplicação deverá coincidir com a véspera do procedimento cirúrgico. Assim, todo o sistema linfático da face estará mais ativo e com maior capacidade de resposta durante o pós-operatório imediato.
5 – Cosméticos e Fotoprotetores: A introdução de substâncias que aumentem os níveis de hidratação da pele, além dos ativos despigmentantes e dos inibidores da Tirosinase (enzima que dá pigmentação à pele), será válida na obtenção de maior elasticidade da pele durante a cirurgia e fará com que os melanócitos não estejam tão ativos durante o pós-operatório, evitando-se assim, a pigmentação da pele durante a exposição aos raios solares durante o pós-imediato.
O uso dos fotoprotetores é recomendado sempre, porém, nos primeiros dias após a cirurgia, normalmente é melhor que não se utilize destes produtos, pois a pele estará mais suscetível a alergias ou reações cutâneas indesejáveis.